Dia 28 de Junho completa-se 51 anos do Orgulho LGBTQIA+, vale notar-se que orgulho neste sentido é uma afirmação de cada indivíduo e da comunidade como um todo. O moderno movimento de orgulho gay começou após a Rebelião de Stonewall em 1969, quando homossexuais em bares locais enfrentaram a polícia de Nova Iorque durante uma rusga incostitucional. Apesar de ter sido uma situação violenta, deu à comunidade até então underground o primeiro sentido de orgulho comum num incidente muito publicitado. A partir da parada anual que comemorava o aniversário da Rebelião de Stonewall, nasceu um movimento popular, e atualmente muitos países em todo o mundo celebram o Orgulho LGBTQIA+.
Este período do ano também simboliza a luta permanente da comunidade por direitos, liberdade e igualdade.
E para celebrar o Orgulho LGBTQIA+ , a HBO selecionou vários filmes e séries que falam ou retratam a inclusão da diversidade sexual e de género.
Confiram algumas produções abaixo:
Batwoman
Sinopse: "Kate Kane segue os passos de seu primo desaparecido, Bruce Wayne, e protege as ruas de Gotham City como Batwoman".
Gentleman Jack
Sinopse: "Baseada em fatos reais, a série retrata a vida de Anne Lister, uma jovem aristocrata inglesa que entrou para a história como a primeira lésbica moderna. Ela foi a pioneira do casamento igualitário, quando se uniu clandestinamente em 1834 com Ann Walker.
Euphoria
Sinopse: "Um grupo de estudantes do ensino médio lida com diferentes situações típicas da idade como drogas, sexo, busca pela identidade, traumas, comportamento nas redes sociais e amizade".
Todxs Nós
Sinopse: "Rafa, um jovem pansexual de 18 anos, que se identifica como não-binário, deixa a casa de seus pais no interior e se muda para a cidade de São Paulo".
Wig
Sinopse: "O documentário original da HBO mostra as origens e a influência do Wigstock, festival anual de drag queens, e explora como o "queer" é visto nos dias de hoje. Criado em 1984 em Nova Iorque, em uma época de crise na comunidade LGBTAQIA+ , devido ao aumento do impacto do vírus VIH e às intensas reações contra o orgulho gay, Wigstock foi uma celebração que marcou o fim dos verões por mais de 20 anos.
Looking
Sinopse: "Esta comédia mostra as experiências de três amigos gays em São Francisco. Apesar de estarem unidos pela amizade, cada um atravessa um momento diferente da vida: Patrick (Jonathan Groff) está voltando a sair com outras pessoas depois do fim de um relacionamento; Agustin (Frankie J. Alvarez), começa a questionar a ideia de monogamia em seu relacionamento; e Dom (Murray Bartlett) enfrenta a chegada aos seus 40 anos com sonhos românticos que ainda não foram realizados".
Colette
Sinopse: "Sidonie-Gabrielle Colette é casada com Willy, que a apresenta à boemia de Paris do início do século 20. Ele pede que ela escreva romances baseados em sua experiência para serem publicados em seu nome. Mas ela decide reivindicar a autoria".
Years and years
Sinopse: "Enquanto a Grã-Bretanha é abalada por instáveis avanços políticos, econômicos e tecnológicos, membros da família Lyons convergem em uma noite crucial em 2019. Nos próximos 15 anos, as reviravoltas de suas vidas cotidianas são exploradas".
Angels In America
Sinopse: "Dois pacientes enfrentam diferentes desafios ao viver com VIH nos anos 1980. As implicações sociais, sexuais e religiosas da doença mostram o contexto da epidemia do vírus".
The Normal Heart
Sinopse: "A história do início da crise da Aids em Nova York nos anos 80, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia para uma nação que se recusa a enxergar os fatos".
Fora do Armário
Sinopse: "Série documental brasileira com dez episódios que acompanha, ao longo de meses e anos, pessoas que "saíram do armário". Conta com a participação de Jean Willys e Tammy Miranda".
0 Comentários